Menu Lateral
 
Lagoa Dourada, 26 de Maio de 2017 :: 9 visitantes online.

Educadores das escolas de LD passam por aula de capacitação sobre educação sexual

Publicado em 07/08/2015 00:00:00


 

Educadores da rede de ensino de LD passam por aula de capacitação sobre educação sexual

 

“Por que as meninas são diferentes dos meninos?”, “Por que temos pai?” ou “Por que as meninas têm olhos meigos?”, estas e outras perguntas sobre sexualidade e origem da vida fazem parte do livro “Que cegonha o quê!”, adquirido pela Secretaria de Educação de Lagoa Dourada e repassado aos diretores e professores da rede de ensino do município por meio de uma aula de capacitação do material didático, oferecida pela editora geral da Editora do Professor Rosangela Guerra, na última quinta-feira (06), no prédio da Secretaria Municipal de Educação.   

O livro “Que cegonha o quê!” foi produzido pelo projeto de extensão Universidade das Crianças da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui dois volumes, como explica Rosangela: “A Prefeitura do Município de Lagoa Dourada adquiriu dois livros que nós comercializamos: o livro “Que cegonha o quê!” Volume 1 e Volume 2 e que foram produzidos pela Universidade das Crianças, um projeto de extensão da UFMG, que tem como missão fazer a democratização da ciência”.

O conteúdo do livro foi produzido de uma maneira muito interessante: os educadores foram nas escolas de educação básica e deixaram urnas em que as crianças e adolescentes puderam depositar perguntas sobre suas maiores dúvidas a respeito da sexualidade, a partir daí foram discutidas e elaboradas as respostas de maneira científica e de fácil compreensão. “São perguntas muito verdadeiras, muito interessantes, uma das perguntas é a seguinte: Por que não somos todos iguais? E é uma pergunta que possibilita discutir muita coisa sobre as diferenças entre os seres humanos, a nossa busca pela igualdade, por aí vai. São questões aparentemente simples, de respostas complexas, mas que foram escritas de uma maneira bem educativa, bem interessante, quase como uma conversa com o aluno”, conta Rosangela. O livro também apresenta desenhos divertidos e bem elaborados: “As ilustrações foram feitas por alunos e professores da Faculdade de Belas Artes da UFMG e tem um toque de humor porque a sexualidade tem que ser um assunto tratado com alegria e com bom humor, o que atrai bastante o leitor”, completa a editora.

Para o Secretário de Educação da cidade, Afonso Maia, a Educação Sexual deve ser trabalhada nas escolas de maneira qualificada, acompanhada de um material apropriado e de uma linguagem adequada: “Tem que ser trabalhado e muito bem trabalhado, dado que hoje a sociedade instiga a sexualização cada vez mais cedo nas nossas crianças e adolescentes. São talvez as maiores vítimas da falta de uma educação sexual qualificada e a escola não pode se furtar a isso. Então o objetivo é ter um material adequado e com os profissionais capacitados para abordar com segurança, sem sensacionalismo, sem moralismo, mas tratar como deve ser essa questão”.

O tema sexualidade é ainda tratado como tabu para muitas famílias e mesmo nas escolas os educadores sentem dificuldade em abordar o assunto. A presença de um material didático adequado e que reflita as dúvidas reais dos estudantes pode facilitar o diálogo entre professor e alunos. Para o diretor da Escola Municipal Maria Marcília de Resende, Ronaldo das Mercês, o livro foi aprovado: “Achei o livro muito bom pois ele vem de encontro com alguns problemas que a gente enfrenta nas escolas. Não tem como silenciar a respeito do tema, então, de forma mais científica, a gente vai estar trabalhando e fazendo esse elo entre alunos, escola e família e também ajudando na humanização dessas crianças e adolescentes”.  

Rosangela Guerra com os livros "Que cegonha o quê!" Volume 1 e Volume 2

Aula de capacitação dos educadores de Lagoa Dourada

http://lagoadourada.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Lagoa Dourada
Endereço: Rua Dr. Abeilard Pereira, nº 299 Cep: 36.345-000 - Cidade: Lagoa Dourada / MG
Tel.: (32) 3363-1122 - Email: gabinete@lagoadourada.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: