Menu Lateral
 
Lagoa Dourada, 23 de Outubro de 2017 :: 89 visitantes online.

Professores de LD participam de palestra sobre educação com Marcos Meier

Publicado em 28/09/2015 00:00:00


Quando se refere à indisciplina de alunos no ambiente escolar, muitos professores têm histórias e dicas para partilhar e o tema é assunto recorrente e sua discussão essencial para o bom funcionamento em sala de aula. Na última sexta-feira (25), esta questão pôde ser discutida com o auxilio de um especialista, Marcos Meier, durante a palestra “Indisciplina em sala de aula e resgate da autoridade do professor”, realizada no Auditório Paulo Freire e oferecida pela Secretaria de Educação de Lagoa Dourada. De forma bem humorada e didática, o palestrante compartilhou seus conhecimentos com os professores da rede municipal de ensino e buscou gerar uma reflexão sobre a relação aluno e professor.

Segundo o palestrante, a formação universitária dos professores é, na maioria das vezes, falha com relação à psicologia de relacionamento, cabendo aos educadores buscar novas alternativas que supram esse déficit e buscar o que chamamos de Formação Continuada: “Infelizmente na nossa formação universitária, nós professores não temos matérias de psicologia na área de relacionamento, então, nossa formação fica um pouco deficitada. A gente precisa procurar isso em outros lugares e isso mostra que a cidade de Lagoa Dourada está de parabéns por trazer esse tipo de formação aos professores, são poucas as cidades do Brasil que fazem Formação Continuada de forma séria”.

Com relação ao tema da palestra, Meier acredita que a autoridade se constrói através do vínculo com os alunos, do respeito mútuo entre eles e da capacidade do professor entender como se comporta o estudante: “Em primeiro lugar, o vínculo é fundamental, é extremamente importante. Em segundo, o professor é autoridade e precisa aprender a exercer melhor essa autoridade”.

Ainda segundo Meier, outra questão interessante ao falar sobre o exercício da autoridade com o aluno está no fato de muitos adolescentes gostarem de enfrentar a autoridade para que eles próprios se sintam fortes e poderosos, sendo isto, mais um mecanismo próprio da adolescência do que uma questão particular com o professor. Assim, quando o professor procura entender melhor a etapa da adolescência, ele se prepara de forma mais adequada para a relação com os adolescentes. Esta e outras questões são trabalhadas na Formação Continuada. “É um processo: o professor tem que se atualizar cada vez mais, tem que usar melhor a tecnologia, tem que se relacionar melhor com os adolescentes e aí a aula vai se tornando cada vez melhor” explica o palestrante.

Os professores aprovaram o tema da palestra: “Em relação à palestra, eu achei extremamente válida e coerente com a nossa realidade, nos fez rever o papel do professor. Fez também pensar neste lugar em que está a criança, quais são as suas expectativas e o que ela pensa. Em contrapartida, o professor também: quais são os nossos princípios, os nossos valores, o que é que me leva a agir ou não de determinada forma? Enfim, acho que ele fez pensar. E pensar para o melhor, para que cada um viva em sala um momento mais humano, de aprendizagem sim, mas não deixando de considerar a pessoa, o humano que há em cada um, tanto do lado do aluno quanto do lado do professor”, comenta a professora de português Cláudia Cristina de Miranda Melo Andrade. 

Palestrate Marcos Meier

Professores da rede municipal de ensino

http://lagoadourada.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Lagoa Dourada
Endereço: Rua Dr. Abeilard Pereira, nº 299 Cep: 36.345-000 - Cidade: Lagoa Dourada / MG
Tel.: (32) 3363-1122 - Email: gabinete@lagoadourada.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: