Menu Lateral
 
Lagoa Dourada, 26 de Maio de 2017 :: 66 visitantes online.

Professores de LD participam de capacitação sobre Diversidade Sexual nas escolas

Publicado em 27/06/2016 00:00:00


A democratização do ensino no Brasil ampliou a diversidade de pessoas atendidas nas escolas públicas. Debater as diferenças no ambiente escolar e aplicar políticas de combate às desigualdades é garantir que o direito à educação seja assegurado a qualquer cidadã ou cidadão brasileira/o. Pensando nisso, no último sábado (07), professores da rede municipal e estadual de Lagoa Dourada participaram, das 08:00h às 12:00h, no Auditório Paulo Freire, de uma capacitação referente ao tema “gênero e diversidade”.

Entre as palestrantes da capacitação, Viviane Silva Ameno, Analista Educacional da Superintendência Regional de Ensino (SRE), explica que “a ação proposta em Lagoa Dourada, através de uma parceria da SRE de São João del-Rei, da Escola Estadual Abeilard Pereira e da Secretaria de Educação do Município, na pessoa do Secretário de Educação Afonso de Campos Maia, visou discutir a temática da “Diversidade Sexual na Escola” a fim de dialogar com professores e supervisores da rede pública do município em termos conceituais e pedagógicos”.

A proposta da capacitação está prevista no Plano Nacional de Educação, de 2014, que lança alguns desafios, entre eles, a qualidade do ensino e a permanência dos alunos na escola e também a discussão sobre a diversidade no ambiente escolar em suas características físicas, éticas, socioculturais, etárias e de gênero. “O Plano Nacional de Educação, com vigência decenal, prevê metas e estratégias para garantir a contínua expansão do acesso e a consequente universalização do ensino em nosso país. Tal Plano pensado nacionalmente possui versões estaduais e municipais. Há uma clara corresponsabilidade das comunidades escolares e dos Governos na formulação de todos esses planos, bem como na efetivação deles. Nesse sentido, a Secretaria de Educação de Minas Gerais tem encampado projetos educacionais de caráter inclusivo. A Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais, com diretoria de mesmo nome, lança-se ao desafio de garantir que a Escola seja um espaço de diversidade e respeito às diferenças”.

A reflexão acerca da diversidade propõe aos professores lagoenses uma nova perspectiva para olhar e debater as diferenças em sala de aula e assim contribuir na formação cidadã dos estudantes e na permanência destes. “Educar para a diversidade é fator que qualifica a educação. Não basta reconhecer as diferenças, mas refletir sobre as relações e os direitos de todas as pessoas. A permanência do (a) aluno (a) na Escola pode ser definida por um ambiente acolhedor e inclusivo”, conclui Viviane.

http://lagoadourada.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Lagoa Dourada
Endereço: Rua Dr. Abeilard Pereira, nº 299 Cep: 36.345-000 - Cidade: Lagoa Dourada / MG
Tel.: (32) 3363-1122 - Email: gabinete@lagoadourada.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: