Menu Lateral
 
Lagoa Dourada, 27 de Maio de 2017 :: 4 visitantes online.

Agentes de combate a endemias de LD e região participam de capacitação

Publicado em 27/06/2016 00:00:00


Mesmo no frio, em que a incidência de doenças causadas pelo aedes aegypti é menor, a luta contra o mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya não para em Lagoa Dourada. Nos dias 7, 8 e 9 deste mês, os agentes de combates a endemias da cidade participaram de um treinamento cujo foco é aproveitar esse período chamado de baixa transmissão para enfrentar o mosquito.

A capacitação foi ministrada pelo Coordenador de Vigilância Ambiental da Gerência de Saúde de São Joao Del Rei, Fagundes Vilela. “O período de baixa transmissão é um período que as pessoas e os agentes descuidam mais. Por não haver água (chuva), acreditam que também não tem mosquito uma vez que não acham as larvas. Nós trabalhamos com mosquitos na fase larvária, na fase aquática, o que acontece neste período é que o mosquito está na fase de ovo, assim quando chega o verão há uma eclosão de ovos, uma explosão de mosquito e consequentemente tem as doenças”, explica Vilela.

O coordenador ressalta a importância de continuar com o trabalho de prevenção nesse período: “O que pretendemos com o treinamento é fazer o planejamento de capacitar todos os agentes no período de baixa transmissão para quando chegar o período de alta transmissão eles estejam preparados tecnicamente para estar combatendo o aedes aegypti dentro das normas, da metodologia e a gente consiga controlar o mosquito”.

Durante os três dias de treinamento, participaram da capacitação, além dos agentes de Lagoa Dourada, os profissionais de Coronel Xavier Chaves, Resende Costa, Entre Rios de Minas e Desterro de Entre Rios. Para Vilela o trabalho em conjunto entre os municípios é fundamental: “A parceria que está sendo feita aqui, em que Lagoa Dourada se predispôs a estar realizando esse evento, é muito importante pois propicia que a gente faça também uma integração de todos os agentes de saúde dessa microrregião. Como a proximidade é muito grande, o que acontece no município vizinho pode estar influenciando aqui também. Então é interessante que a partir de agora a gente crie essas parcerias e possa trabalhar em conjunto”.

http://lagoadourada.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Lagoa Dourada
Endereço: Rua Dr. Abeilard Pereira, nº 299 Cep: 36.345-000 - Cidade: Lagoa Dourada / MG
Tel.: (32) 3363-1122 - Email: gabinete@lagoadourada.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: