Lagoa Dourada, 22 de Novembro de 2017 :: 48 visitantes online.

Prefeitura inicia projeto de revitalização das nascentes municipais

Publicado em 22/03/2017 00:00:00

O Departamento de Meio Ambiente Municipal iniciou o projeto de revitalização de quatro nascentes localizadas no perímetro urbano de Lagoa Dourada, são elas: Bica do Correio, Fonte Padre Maurício (Cacimba), Bica Dois Canos (Gamarra) e a Bica do Pereira. Ontem (21), foram colhidas amostras de água das nascentes para elaboração de uma análise de qualidade da água. Com isso, será possível verificar se a água é indicada ou não para consumo humano, sendo que, assim que disponibilizados, os resultados ficarão acessíveis à população.

A medida é a primeira de uma série de ações do projeto que estão previstas para acontecer após os resultados das análises. “Posteriormente, iremos desenvolver projetos de revitalização do espaço a fim de estreitar a relação entre a comunidade e as minas d’água, evitando assim, depreciações de qualquer tipo. Por fim, desenvolveremos campanhas de conscientização e valorização destes espaços públicos em toda comunidade”, explica Emerson Gonzaga, diretor do Departamento de Meio Ambiente.

Emerson lembra que as nascentes já tiveram papel importante na cidade, mas atualmente sofrem com a depredação e poluição: “Em um passado não tão distante, estas nascentes fizeram parte diretamente do desenvolvimento de nossa comunidade. A população se divertia, bebia, visitava, lavava roupa, são inúmeros os casos que nos revelam a participação dos olhos d’água na cultura local. Hoje estão esquecidas. Em alguns pontos, tratadas como aterro de lixo e descargas de nosso esgoto residencial. Nossas ações inconsequentes têm impedido que as nascentes exerçam seu papel natural em nossa cidade. Estamos jogando no lixo essa grande aliada de nossa sobrevivência”.

Para o sucesso a longo prazo do projeto de revitalização das nascentes, os realizadores contam com o apoio da população: “Nossa intenção é envolver a comunidade estudantil nesta etapa, engajar a juventude no que tange a preservação destes locais é a ação mais importante para prolongarmos a existência destas nascentes. Salientamos que cuidar da água que brota em nosso quintal é um dever te todos. Por esse motivo convidamos toda comunidade a vir participar conosco nesta empreitada”, conclui o diretor.