Lagoa Dourada, 23 de Setembro de 2017 :: 73 visitantes online.

Prefeitura assina convênio destinado à recuperação de nascentes e matas

Publicado em 28/03/2017 00:00:00

Na última quarta-feira, 22, a Prefeitura Municipal assinou um termo de convênio com o Estado de Minas Gerais para recuperar nascentes e matas no município. O convênio assinado é de valor expressivo, R$ 82.682,00, e faz parte da terceira fase do Programa de Revitalização das Sub-bacias Hidrográficas do Rio São Francisco.

De acordo com Emerson Gonzaga, diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, “o recurso vem em um momento muito importante para o município. Tratar a temática ambiental é uma diretriz assumida em campanha por nosso governo, faremos o possível para aplicar o recurso adequadamente, de acordo com as normas e procedimentos estabelecidos no projeto de revitalização destes recursos hídricos”. Além do diretor, o Prefeito Municipal Manoel Geraldo de Resende (Canguru) e o Vice-prefeito Municipal, Alex Magno Goddi, participaram do encontro realizado no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. No local, estavam presentes o governador Fernando Pimental, Deputados Estaduais, IMA, EMATER, COPASA, representantes da ANA e diversas outras entidades.

O programa de Revitalização das Sub-bacias Hidrográficas do Rio São Francisco faz parte de um projeto instituído em 2001, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com recursos do PAC I e PAC II, que objetiva promover a recuperação do maior rio totalmente brasileiro e seus afluentes, o São Francisco. Fruto de uma parceria como Ministério da Integração Nacional, o projeto terá nesta fase um aporte de aproximadamente R$ 13,5 milhões, abrangendo obras em 70 municípios da bacia do Rio São Francisco.

Entenda a inclusão de Lagoa Dourada no Programa de Revitalização das Sub-bacias Hidrográficas do Rio São Francisco:

Lagoa Dourada foi contemplada pelo programa de revitalização devido a sua localização como divisora de águas. Isso significa que temos duas vertentes de água correndo para lados diferentes. De um lado, afluentes que vão para o rio Carandaí, que corre para o Rio das Mortes que, por sua vez, compõe a bacia do rio Grande, que junto com o rio Paranaíba formam o rio Paraná. Do outro lado temos os afluentes da bacia do São Francisco. Cursos d’água que compõem a micro bacia do rio Paraopeba, que deságua na represa de Três Marias.