Menu Lateral
 
Lagoa Dourada, 22 de Novembro de 2017 :: 88 visitantes online.

Produtores leiteiros recebem visita técnica e participam de palestra educativa

Publicado em 29/05/2017 14:07:02


 

A primeira semana de maio foi de aprendizado para os produtores de leite do município. Isso porque, durante os primeiros dias do mês, eles receberam a visita técnica de mais de 53 alunos e sete professores do Projeto Apic (Aulas Práticas Integradas de Campo) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e também participaram de palestra sobre saúde dos bovinos.

O projeto Apic, desenvolvido pela Escola de Veterinária da UFMG, atende a cada semestre letivo uma cidade mineira e Lagoa Dourada foi contemplada pelo programa por intermédio do Diretor do Departamento Municipal de Produção Rural, e também estudante de veterinária, Alair Diniz. Como explica um dos professores do projeto, Dr. Elias Jorge Facury Filho, a proposta do Apic é oferecer aos alunos aulas práticas e aos produtores rurais assistência técnica especializada: “É um projeto que já existe na Escola de Veterinária há quase 30 anos. Ao mesmo tempo em que trazemos os alunos para ter aula nas propriedades rurais também procuramos deixar alguma coisas de tecnologia ou alguma oportunidade de melhoria para que o produtor possa realizar no sistema dele”.

Na prática, o projeto traz uma visão externa das atividades nas propriedades rurais e busca realizar adequações e intervenções que trazem melhorias para o dia a dia da do trabalhador e saúde dos animais.

Em Lagoa Dourada, os produtores de gado leiteiro receberam de assistência cirúrgica a assistência nutricional. “Fomos muito bem recebidos na cidade e pudemos ajudar várias fazendas. Tivemos uma turma trabalhando com cirurgias, um professor da área de nutrição, um professor na área de produção de forragem, nós na área de clínica de ruminantes e também um professor na área de medicina veterinária preventiva. Professores de área diferentes, mas com uma visão do todo na fazenda”, explica Elias Jorge.

Palestra educativa

Finalizando a ação do Apic na cidade, a Prefeitura de Lagoa Dourada, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Produção Rural e Meio Ambiente, promoveu a palestra educativa “Fatores de risco na criação de bovinos”, ministrada pelos professores Dr. Elias Jorge Facury Filho e Dr. Antônio Último de Carvalho, especialistas renomados em Clínica de Ruminantes.

A palestra, realizada no dia 11 de maio, no Restaurante Taberna da Zuis, recebeu mais de 180 participantes, entre eles diversos produtores leiteiros de Lagoa Dourada e região e estudantes de veterinária da UFMG e da Unipac Lafaiete.

Trazendo exemplos do dia da dia dos pequenos produtores leiteiros, os palestrantes abordaram, de forma didática e interessante, as práticas diárias que trazem malefícios aos animais e que, na maioria das vezes, passam despercebidas: “Um pouco do que a gente quis passar na palestra foi uma visão do todo tentando destacar dentro da fazenda quais são práticas que podem levar algum risco para saúde do animal e tentando com que o produtor consiga olhar para dentro de sua propriedade e enxergar o que ele está fazendo de bom, o que está realmente levando os animais a terem conforto, a terem saúde e o que ele está fazendo que pode estar levando os animais a terem doenças”, comenta Facury.
 
O evento foi finalizado com um jantar de confraternização no local. Realizada pela Prefeitura de Lagoa Dourada, a palestra foi organizado pela Escola de Veterinária da UFMG e contou com o apoio e parceria da Sicoob Credicampo, do Café Camapuã e do Sindicato dos Produtores Rurais de Entre Rios de Minas.
 
 

http://lagoadourada.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Lagoa Dourada
Endereço: Rua Dr. Abeilard Pereira, nº 299 Cep: 36.345-000 - Cidade: Lagoa Dourada / MG
Tel.: (32) 3363-1122 - Email: gabinete@lagoadourada.mg.gov.br

Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: