Menu Lateral
 
Lagoa Dourada, 18 de Agosto de 2017 :: 97 visitantes online.

Coleta Seletiva: catadores e agentes de saúde se reúnem em capacitação

Publicado em 10/08/2017 15:20:09


Lagoa Dourada caminha cada vez mais próxima à implantação da coleta seletiva de resíduos. No dia 26 de julho, a Prefeitura, a Secretaria de Desenvolvimento, Meio Ambiente e Produção Rural, os catadores e, dessa vez também os agentes comunitários de saúde do município, se reuniram mais uma vez em um debate sobre formas eficientes de implantação do sistema em Lagoa Dourada. 

A capacitação foi ministrada pelo Secretario de Meio Ambiente de Ibertioga (MG), Moacyr Oliveira de Paulo Filho. Em sua apresentação, ele falou sobre responsabilidade socioambiental compartilhada, sobre legislação federal e estadual de meio ambiente, sobre direitos e deveres dos gestores e cidadãos e sobre a responsabilidade dos agentes comunitários de saúde como orientadores e divulgadores de informações para a população, tema central do debate. 

Como explica o Diretor Municipal de Meio Ambiente, Emerson Gonzaga, a orientação dos profissionais da saúde através da capacitação foi um passo muito importante no processo de implantação da coleta seletiva, pois garantirá que a população seja corretamente informada sobre os procedimentos que deve seguir: “O Moacyr desenvolveu técnicas de separação de materiais e também técnicas de disseminação de informações sobre a realização da coleta seletiva no município de Ibertioga. Então, ele nos trouxe informações úteis sobre a melhor forma de divulgar isso no município e nós optamos por trabalhar com os agentes de saúde”. 

Nas próximas etapas de implantação da coleta seletiva os agentes comunitários de saúde estarão indo nas casas levando informações à população. “Os agentes vão bater porta a porta divulgando o processo da coleta. É muito importante que a população os receba bem, pois eles trarão todas as informações necessárias, como quais materiais serão reciclados e quais não e também os dias que a gente vai estar passando naquelas residências”, esclarece Emerson.

A capacitação foi dividida em duas partes: a primeira através de palestra, no Auditório Paulo Freire, e a segunda parte com exibição prática, no Parque de Exposições de Lagoa Dourada. No próximo dia 18 de agosto, os catadores e os funcionários da Secretaria de Obras estarão na Usina de Triagem e Compostagem de Ibertioga participando de outra capacitação. 

http://lagoadourada.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Lagoa Dourada
Endereço: Rua Dr. Abeilard Pereira, nº 299 Cep: 36.345-000 - Cidade: Lagoa Dourada / MG
Tel.: (32) 3363-1122 - Email: gabinete@lagoadourada.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: