Lagoa Dourada, 17 de Outubro de 2017 :: 18 visitantes online.

Qualificação: Ibertioga recebe catadores de LD em curso sobre coleta seletiva

Publicado em 28/08/2017 16:02:48

Sabendo que a formação dos funcionários é fundamental para a qualidade dos novos serviços que serão implantados no município, como a Coleta Seletiva, a Prefeitura, juntamente com o Departamento de Meio Ambiente e a Secretaria de Obras, reuniu, no dia 18 de agosto, os catadores de recicláveis e funcionários do departamento de obras para mais uma capacitação, desta vez realizada na Usina de Triagem e Compostagem de Ibertioga.

O curso abordou a prática dos processos corretos de triagem e separação de materiais. Ao final da capacitação, todos os participantes receberam um certificado que os credencia a trabalharem no município. “O certificado do curso vai ser usado para credenciamento dos catadores. Eles foram instruídos, vivenciaram na prática como é feita a separação correta de materiais e agora serão credenciados. Assim, poderão exercer a atividade de catador de materiais recicláveis em Lagoa Dourada”, explica Emerson Gonzaga, diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente .

Sobre a participação dos funcionários da Secretaria de Obras, Emerson explica que “também foi muito necessária, pois eles viram como são os procedimentos e quais são os processos da Coleta Seletiva que devem ser realizados no que corresponde ao setor de obras".

Com a qualificação dos catadores, Lagoa Dourada chega à etapa final do processo de implantação da coleta seletiva no município. Segundo o Diretor de Meio Ambiente, a coleta terá início em setembro: “Pretendemos iniciar todo processo de coleta seletiva a partir da próxima quinzena de setembro. Antes disso, o Governo Municipal vai promover mais uma etapa de capacitação de agentes de saúde e agentes de educação e, posteriormente, vamos disseminar a informação na cidade para que nos próximos dias a população já esteja informada sobre como serão feitas as separações e os dias que a coleta seletiva vai passar nas casas”.