Lagoa Dourada, 17 de Outubro de 2017 :: 13 visitantes online.

Prefeitura anuncia fim do aterro controlado e início da Coleta Seletiva

Publicado em 21/09/2017 10:27:59

Desde janeiro, a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Meio Ambiente e com grande envolvimento da Secretaria de Obras, vem trabalhando para implantar em Lagoa Dourada a Coleta Seletiva e dar “adeus” ao aterro controlado. Hoje (21), o diretor de meio ambiente do município, Emerson Gonzaga, e o secretário de obras, Mauri Aparecido de Resende Campos, anunciaram que ainda este mês estarão desativando o aterro controlado e dando início à tão sonhada Coleta Seletiva.

“Um dos grandes compromissos da Administração Municipal é o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas ao Meio Ambiente. Como proposto em campanha, tratar o esgoto e os resíduos sólidos de nossa comunidade é um dos grandes desafios deste governo. Nosso município precisa deixar o triste legado de desenvolvimento social em conflito com a sustentabilidade ambiental e começar a trilhar caminhos certos em harmonia com nosso meio ambiente”, explica Mauri.

Segundo Emerson, nos últimos seis meses o governo municipal não mediu esforços em focar em processos que objetivam a legalidade de suas ações em relação ao meio ambiente. “Existem diversas leis e normas que proíbem os municípios de depositarem o lixo urbano em aterros controlados ou lixões. Estes tipos de destinação não são ambientalmente corretas, pois são extremamente nocivos ao meio ambiente”, comenta o diretor de meio ambiente.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) existem processos corretos de destinação final destes resíduos. Para a realidade momentânea de Lagoa Dourada, a Coleta Seletiva e o Aterro Sanitário são os processos mais condizentes e legais para lidar com esse problema.

Sobre a Coleta Seletiva, aterro sanitário e destino final dos resíduos de Lagoa Dourada:

Coleta Seletiva é o processo de reciclagem e reaproveitamento de materiais. Nem tudo é lixo. Grande parte dos materiais que consideremos lixo podem ter outra utilidade. Na Coleta Seletiva há um processo de triagem e separação desses materiais que podem ser reutilizado.

Feito a Coleta Seletiva, o que sobra, são aqueles materiais que não podem mais ser reciclados, ou seja, o que realmente é lixo – ou rejeitos. A lei determina que estes materiais tenham um fim ambientalmente correto, ou seja, sua disposição final não pode contaminar o meio ambiente. Nesse contexto, foram criados os Aterros Sanitários, que são locais controlados que possuem infraestrutura para captar impactos ambientais causados pelo lixo. Consiste em aterros com manta impermeabilizante, com controle do escoamento do chorume e, além disso, com aproveitamento dos gases gerados no processo de decomposição dos materiais depositados no Aterro.

Inicialmente o município está se organizando para transportar os rejeitos para a Vital Ambiental em Juiz de Fora. A Vital é uma empresa multinacional, pioneira no processo de criação de Aterros Sanitários. O critério para escolha do Aterro Sanitário da Vital como destinação final de nossos rejeitos foi feito legalmente, em adesão ao processo licitatório do consórcio intermunicipal CIGEDAS, no qual Lagoa Dourada está integrada.

“Tratar do lixo gera despesas significativas para o município. Mas nos comprometemos em trabalhar de forma correta e estamos focados em cima desta perspectiva. Por isso, todo processo tem que ser bem projetado e, efetivamente, ter uma contrapartida ambiental consistente e mensurável. Vamos pagar mais por isso, mas com a convicção de que estamos fazendo o bem maior: cuidando de nosso meio ambiente e de nosso planeta”, comenta Emerson.

Por outro lado, a partir do momento que o município começar a enviar seus rejeitos para um Aterro Sanitário com Certificação Ambiental de Funcionamento, ele passa a receber créditos para ajudar a custear algumas despesas, como é o caso do ICMS Ecológico. “Iremos gastar mais, mas iremos receber incentivos por estarmos fazendo as coisas de maneira correta”, resume o diretor.

Por fim, os gestores do meio ambiente e obras enviaram um recado à população: “Gostaríamos de destacar o papel social do envolvimento de toda comunidade lagoense nesta nova etapa de municipalidade. Nos próximos dias estaremos lançando o programa de Coleta Seletiva. E sua participação é muito importante nesse processo. Participe e contribua! O lixo é uma responsabilidade de todos”.