Lagoa Dourada, 17 de Outubro de 2017 :: 15 visitantes online.

Realizada a VII Festa do Rocambole e Mostra Cultural de Lagoa Dourada

Publicado em 27/09/2017 18:32:41

Lagoa Dourada apresentou a sétima edição da Festa do Rocambole e Mostra Cultural. O evento aconteceu nos dias 16 e 17 de setembro, na Praça Irmã Gabriela, e trouxe a exposição e degustação do tradicional doce de pão de ló aos amantes da gastronomia mineira e aos moradores. Neste ano, duas novidades: um dia a mais de festa, em que aconteceu o I Encontro de Folias de Reis e shows, e o a presença da Carreta do SENAC, que ofereceu seis oficinas gastronômicas profissionalizantes ministradas por renomado chefe de cozinha.

Em seu discurso durante a abertura da festa, a secretária de cultura do município, Climene Resende, destacou a importância do evento para toda comunidade lagoense: “A Festa do Rocambole foi idealizada com objetivo de preservar a identidade da culinária local e também estimular a economia e turismo e, claro, divulgar nosso produto de maior destaque nacional. Já faz um tempo que o rocambole de Lagoa Dourada traz repercussão ao nome da cidade e queremos potencializar esse destaque e aproveitar ao máximo os benefícios. Promover uma festa que leva o nome do nosso produto tradicional é promover também as empresas que o fabricam, os doceiros que o produzem, os trabalhadores diretos e indiretos e assim por diante. Promover o produto símbolo da nossa cidade é promover as tradições, as raízes e a identidade do povo lagoense. É valorizar o que há de melhor na nossa gente e mostrar que aqui há peculiaridades que só Lagoa Dourada pode oferecer”.

A Festa do Rocambole é o evento de maior cunho cultural de Lagoa Dourada e mais uma vez foi incluída no Calendário do Circuito Gastronômico da Trilha dos Inconfidentes. Além de expor o rocambole, considerado patrimônio cultural imaterial do município, também há exposição de outros produtos da terra, como os artesanatos, os móveis de madeira e os artigos de cerâmica produzidas durante as oficinas no CRAS Lagoa Dourada. Também são realizadas apresentações culturais, como peça teatral  "Três ruas" do Grupo Teatro da Pedra e o musical da Orquestra Lyra Lagoense  e, ainda, os shows. Este ano, o evento recebeu a Banda Quase Sem Querer, em um tributo a Legião Urbana, e a Banda Maria Bunita no sábado e, no domingo, contou com os shows de Pietro Rios, do Violeiro Cleiber Tarcísio e a Banda Clube da Seresta.