Menu Lateral
 
Lagoa Dourada, 22 de Novembro de 2017 :: 101 visitantes online.

Lagoa Dourada intensifica vacinação contra a febre amarela

Publicado em 23/10/2017 13:22:52


A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde estará realizando ações especiais de vacinação contra a febre amarela na cidade, distritos e povoados. A medida de prevenção está sendo tomada após a confirmação da doença em um primata (macaco) encontrado morto no município. Toda população, que ainda não recebeu nenhuma dose da vacina, está convocada a comparecer nos postos de vacinação.

Com o diagnóstico da presença do vírus da febre amarela em um primata não humano no município, há a indicação para que toda a população de Lagoa Dourada seja imunizada. Dessa forma, o governo municipal informa que nesta segunda-feira (23) foram iniciadas a intensificação da vacinação contra a febre amarela na cidade e a varredura na zona rural.

Na cidade, a vacina pode ser encontrada todos os dias úteis da semana no Centro Médico, sendo que a aplicação é realizada entre às 08h00 e 17h00. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a vacinação será realizada nas quartas-feiras em horário especial: das 19h00 às 22h00. A imunização no período da noite pretende atender as pessoas que não podem comparecer ao Centro Médico durante à tarde.  

Na zona rural, os enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes epidemiológicos estarão percorrendo todas as casas para aplicar a vacina. Nos distritos do Arame, Bandeirinhas e Diamante a vacinação será realizada no postos de saúde (confira as datas no cronograma). A imunização em horário especial também se estende a UBS do Arame, sendo realizada nas quartas-feiras, entre 16h00 e 21h00.  

Quem deve ser vacinado?

Precisam ser imunizadas crianças a partir de nove meses a idosos. As restrições para pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres amamentando crianças com menos de seis meses e para quem toma medicamentos imunossupressores, de quimioterapia e alguns corticoides devem ser analisadas individualmente pelos profissionais de saúde. 

A vacina contra a febre amarela é de dose única e garante imunidade para o resto da vida e, por isso, quem já foi vacinado não precisa realizar o reforço.   

Os macacos transmitem febre amarela?

Os macacos não transmitem a doença, sua transmissão ocorre através da picada de insetos (Aedes aegypti e Haemagogus e Sabethes) que estejam contaminados com o vírus. Os macacos também são vítimas da doença e morrem alguns dias depois de iniciado os sintomas. Por isso, nos alertam do perigo. Dessa forma, é importante que não sejam mortos ou feridos.

http://lagoadourada.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Lagoa Dourada
Endereço: Rua Dr. Abeilard Pereira, nº 299 Cep: 36.345-000 - Cidade: Lagoa Dourada / MG
Tel.: (32) 3363-1122 - Email: gabinete@lagoadourada.mg.gov.br

Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: