Menu Lateral
 
Lagoa Dourada, 22 de Novembro de 2017 :: 99 visitantes online.

Gincana Ecológica das escolas municipais

Publicado em 09/11/2017 11:45:55


352 litros de óleo de cozinha, 3.091 garrafas pets, 189,3 kg de latinhas de alumínio, 34 kg de pilhas e 89,4 kg de baterias de moto e carro. Estes são os expressivos números de resíduos arrecadados e retirados do meio ambiente, pelos alunos da Escola Municipal Professora Maria Marcília de Rezende e Escola Municipal Angelina Medrado, durante a Gincana Ecológica, realizada pelo Departamento de Meio Ambiente, no mês de outubro. 

A gincana, que contou com a parceria dos diretores, supervisores e professores das escolas, promoveu um mês inteiro voltado ao estudo e reflexão da coleta seletiva que está sendo implantada em Lagoa Dourada. A competição foi dividida em 12 provas de arrecadação de resíduos, criação do “Espaço Verde”, produção de redação, poema e vídeo relacionados ao tema e competição de queimada, pênaltis e de apresentação artística de dança e interpretação musical.  

Outra prova da Gincana Ecológica, foi a confecção do slogan mais criativo e escolha do nome do mascote verde da coleta seletiva do município. Sim! Nossa coleta seletiva tem um mascote e o seu nome, segundo a maioria dos votos dos alunos, é: Senhor Verdinho. O Senhor Verdinho vai estar sempre presente nas campanhas e divulgações da Coleta Seletiva para nos lembrar da importância da reciclagem para nossa cidade e para o planeta. 

Os resíduos arrecadados pelos alunos tiveram a destinação ambientalmente correta, sendo o óleo de cozinha direcionado a um projeto social do CRAS de Lagoa Dourada de produção de sabão ecológico e os sólidos comercializados a uma empresa de reciclagem. O recurso adquirido na venda foi destinado às escolas. 

A ideia da Gincana, segundo o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Emerson Gonzaga, é promover a educação ambiental e ter o apoio dos estudantes no processo da coleta seletiva. “Estreitar a relação dos alunos com a coleta seletiva é mudar conceitos de pessoas capazes de transformar o nosso meio ambiente. Os alunos são agentes ativos do processo de educação ambiental e, junto com as escolas do município, pretendemos desenvolver parcerias para que a educação ambiental aconteça no ambiente escolar. Como resultado, esperamos que os alunos possam levar a coleta seletiva para sua casa. E, com o apoio dos pais, expandir o projeto a toda comunidade”, comenta o diretor. 

Como premiação da dedicação dos alunos durante a Gincana Ecológica, as equipes vencedoras ganharam uma viagem ao Instituto Inhotim, o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, localizado na cidade de Brumadinho (MG).  

Todo o lixo arrecado pelos estudantes vieram das ruas e da doação dos moradores. Durante a gincana, eles tiveram o destino correto, sendo, inclusive, reaproveitados na prova de criação dos espaços verdes. Este foi só um exemplo do que podemos fazer juntos pelo meio ambiente da nossa cidade. A Coleta Seletiva vem aí, e contamos com a dedicação dos moradores, a exemplo do que foi mostrado pelos estudantes.

Textos e poema premiados: aqui, aqui e aqui

 

http://lagoadourada.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Lagoa Dourada
Endereço: Rua Dr. Abeilard Pereira, nº 299 Cep: 36.345-000 - Cidade: Lagoa Dourada / MG
Tel.: (32) 3363-1122 - Email: gabinete@lagoadourada.mg.gov.br

Versão: 2017.10.30
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: