Lagoa Dourada, 17 de Janeiro de 2018 :: 110 visitantes online.

Dia histórico: Lagoa Dourada dá início a Coleta Seletiva

Publicado em 12/12/2017 14:22:23

No dia de hoje, 12 de dezembro de 2017, Lagoa Dourada deu um passo muito importante no que diz respeito ao meio ambiente e ao desenvolvimento da cidade: foi iniciada a Coleta Seletiva.

Lagoa Dourada produz aproximadamente oito toneladas de resíduos por dia, 250 toneladas por mês e 3.000 toneladas por ano. Sendo que 1,225 kg por dia é o que cada morador gera de resíduos sólidos em nosso município. Os números mostram que estamos acima da média nacional. Vale destacar que, geralmente, temos a concepção que lixo é tudo que não nos serve mais e tem que ser descartado. Mas a maioria do que julgamos ser lixo constitui-se como sendo material que pode ser reutilizado, ou seja, reciclado.

É aí que entra em cena a Coleta Seletiva de lixo, que na nada mais é que a separação e acondicionamento de materiais que podem ser potencialmente reciclados, como por exemplo: papéis, metais, plásticos e vidros, entre outros.

O inicio da Coleta Seletiva nesta terça-feira foi o primeiro passo para mudarmos esses números e nossa realidade local. É importante lembrar que ao iniciarmos qualquer atividade muitas perguntas e incertezas surgem, mas através da nossa fanpage, do Departamento Municipal de Meio Ambiente e dos agentes comunitários de saúde a população poderá esclarecer suas dúvidas.

Quer saber como vai funcionar a Coleta Seletiva em Lagoa Dourada? Separamos aqui algumas das dúvidas comuns sobre a coleta.

O QUE MUDA COM A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA?

O caminhão do lixo continuará passando normalmente nos bairros, distritos e comunidades rurais nos dias específicos durante a semana. A mudança é que, além do trajeto normal, haverá um dia a mais destinado, exclusivamente, a Coleta Seletiva. Todas as terças-feiras de amanhã o caminhão da Coleta Seletiva passará nas ruas recolhendo os resíduos que podem ser reaproveitados.

Nossa sugestão é que, no decorrer da semana, cada morador separe o lixo que pode ser reciclado e deposite na rua na terça-feira para que seja recolhido. O lixo não reciclável deve ser depositado na rua nos demais dias da coleta normal.

A COLETA SELETIVA VAI ACONTECER APENAS NA SEDE? E A ZONA RURAL?

A Coleta Seletiva será realizada em todo o município. Na sede será porta a porta, ou seja, o caminhão da Coleta Seletiva passará em todas as ruas recolhendo os recicláveis, nas terças-feiras.

Na zona rural a coleta de resíduos continuará sendo realizada normalmente, o que muda é que, a partir de agora, todo o lixo coletado passará pela triagem. Diferente das áreas urbanas, nas localidades rurais os rejeitos orgânicos são geralmente decompostos no solo, atuando como fertilizante natural, e apenas os lixos secos são coletados. Assim, a coleta continuará sendo realizada ponto a ponto, ou seja, o caminhão recolhe os lixos em pontos já estabelecidos.

QUAIS RESÍDUOS SÃO RECICLÁVEIS?

São recicláveis o que chamamos de resíduos secos, que são: latinhas, potes, plásticos, embalagens, vidros, jornais, revistas, papeis, pets, sacos plástico, matérias de metal, etc.

QUAIS RESÍDUOS NÃO SÃO RECICLÁVEIS?

Não são recicláveis o que chamamos de resíduos úmidos (rejeitos e orgânicos), que são: restos de comida, cascas de frutas, filtros de café, papéis higiênicos, guardanapos, saches de molhos (ketchup, maionese...), etc.