Lagoa Dourada, 25 de Abril de 2017 :: 10 visitantes online.

Nova Unidade Básica de Saúde é inaugurada em Lagoa Dourada

Publicado em 02/10/2015 00:00:00

Na sexta-feira (25), a população de Lagoa Dourada foi beneficiada com a inaugurou de um novo espaço reservado para a saúde: a Unidade Básica de Saúde Iracema Batista de Meneses. A UBS foi construída no Bairro do Bom Jesus e é também a nova sede da Estratégia Saúde da Família (ESF) Integração. A cerimônia de inauguração foi realizada às 19 horas e contou com a presença do Prefeito Municipal, Antônio Carlos Chaves de Resende, do Secretario Municipal de Saúde, José Eustáquio Chaves de Resende, da equipe de saúde Integração, da filha da homenageada Iracema Batista de Meneses, Marília Aparecida da Costa, entre outros.

Durante as solenidades foram homenageados os nove agentes comunitários que fazem parte da equipe Integração e dada uma benção pelo Padre José Walter de Carvalho. Em seguida, a UBS foi oficialmente aberta ao público que pode conhecer a estrutura.

Foram investidos R$350.095,14 para a conclusão do espaço que possui: dois consultórios médicos, uma sala de ginecologia, um sala de curativo, uma sala de triagem, um consultório odontológico, que funcionará em breve, um quarto com dois leitos, entre outras coisas.

O nome da UBS foi escolhido para homenagear Iracema Batista de Meneses, que se dedicou a lutar por melhores condições na área da saúde em Lagoa Dourada. Durante seu discurso, o Prefeito, Antônio Mangá, falou sobre a homenagem: “A dona Iracema, que estamos homenageando, foi uma pessoa que viveu pelo povo de Lagoa Dourada. Nada mais justo e mais merecido que a homenagem a esta que foi uma lutadora pela nossa cidade e pela saúde dos lagoenses. O nome dela vai ficar aqui eternamente e sempre será lembrada como uma pessoa que deu seu suor pelos doentes e pelos humildes”.

Ao discursar, o secretario de saúde, José Eustáquio, fez um convite para que a população esteja presente no ambiente da unidade, dando sugestões e cuidando do espaço: “A nova UBS é um lugar amplo, com uma boa estrutura para os atendimentos médicos, para realização dos grupos e, futuramente, para o atendimento do dentista. Peço que cuidem deste lugar. Ele é de vocês! Participem dos grupos, deem sugestões sobre outros grupos que gostariam de ser feitos aqui”.

A ESF Integração

A ESF Integração atende bairros da cidade e da zona rural. Além do atendimento médico - todos os dias são disponibilizadas 20 fichas para atendimento na parte da manhã e três dias por semana atendem na zona rural - a estratégia Integração organiza grupos de hipertensão, de diabéticos, de tabagista e grupos de caminhada. Contam, ainda, com o atendimento de uma psicóloga e uma fisioterapeuta, que realiza trabalhos domiciliares. São oferecidos, também, exames de preventivo e saúde da mulher, como o Outubro Rosa, e trabalhos especiais voltados para as crianças, como pesagem orientada por nutricionista. Em média, são realizados todos os dias seis curativos a domicílio e os medicamentos controlados entregues em casa pelos agentes comunitários.

Confira as fotos da Unidade Básica de Saúde Iracema Batista de Meneses: