Lagoa Dourada, 25 de Abril de 2017 :: 90 visitantes online.

Lagoa Dourada obtém nota superior à média do Brasil no Ideb 2015

Publicado em 18/10/2016 00:00:00

A rede pública municipal de ensino de Lagoa Dourada ultrapassou as metas estabelecidas para o Brasil alcançando a nota 7.0 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015 e ficando entre as melhores notas da região. O resultado coloca o município acima da média nacional que obteve a nota média de 5.5 e surpreende por estar acima da meta estabelecida pelo Inep para 2022 para todo o Brasil que é de 6.0. Vale destacar que além da meta estabelecida para o Brasil, o Ideb estabelece metas diferenciadas para cada rede e munícipio e Lagoa Dourada ultrapassou a própria meta projetada para 2022 que é de 6.8.

A nota confirma a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido no município pelos profissionais da educação em suas diversas áreas, assim como pelos gestores, estudantes e seus responsáveis. Mesmo com o resultado satisfatório, o objetivo é que o bom índice se mantenha e continue a evoluir.

O Ideb é um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população. É um dado concreto, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Ele foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (órgão de autarquia do (MEC) Ministério da Educação) e é uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacionalmente e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos.