Lagoa Dourada, 25 de Abril de 2017 :: 6 visitantes online.

Lagoa Dourada terá verba exclusiva para o esporte

Publicado em 17/11/2016 00:00:00

O próximo ano reserva um grande passo no que diz respeito ao esporte e lazer no município. Isso porque pela primeira vez Lagoa Dourada receberá uma verba destinada especialmente à prática esportiva. O recurso, proveniente do ICMS Esportivo, foi conseguido por meio de um levantamento realizado pela Prefeitura e Secretaria de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo das práticas esportivas realizadas em 2015 e cadastradas no programa. Dos 853 municípios mineiros, apenas 261 participaram.

Lagoa Dourada obteve 26 eventos esportivos aprovados para pontuação, garantindo uma posição de destaque no quadro geral. “Finalizando o nosso trabalho do ICMS esportivo, ano base 2015, Lagoa Dourada teve 26 eventos aprovados para pontuação. Esses eventos produziram 1.716 pontos para o município, classificando-o na 20ª posição, entre 261 municípios participantes em 2016 e como o segundo município mais bem classificado na micro região das vertentes. Com isso, Lagoa Dourada receberá em 2017 uma verba específica para investir no esporte de acordo com o Conselho Municipal e o gestor administrativo”, explica Climene Resende, diretora do departamento de esportes.

Com objetivo de apresentar o ICMS esportivo na cidade e discutir os próximos passos com a população o departamento de esportes realizou no último dia 26 uma palestra ministrada pelo professor Mauro Emílio Resende. Entre os temas abordados, os participantes puderam esclarecer questões sobre a função do ICMS esportivo, o repasse de dinheiro e sua aplicação, responsabilidade da gestão e da população e a importância do conselho municipal de esportes na tomada de decisões sobre o fundo adquirido.

Embora não seja obrigatoriedade, a verba recebida será investida exclusivamente na área esportiva e de lazer. “Foi dado o pontapé inicial, agora vamos organizar as ações em um sentido único de crescimento, sustentabilidade, dividindo obrigações, responsabilidades e consequentemente será um sucesso as atividades de esporte e lazer em Lagoa Dourada”, finaliza Climene.

ICMS Esportivo

O ICMS Esportivo é um dos critérios estabelecidos pelo Governo de Minas para distribuição aos municípios dos valores arrecadados com o ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Através deste critério, os municípios recebem o repasse por suas realizações no desporto e lazer – quanto mais o município fomentar o esporte, maior poderá ser a parcela que receberá.