Menu Lateral
 
Lagoa Dourada, 25 de Abril de 2017 :: 103 visitantes online.

Coleta Seletiva: Prefeitura realiza capacitação para agentes de reciclagem

Publicado em 09/02/2017 00:00:00


Na última sexta-feira (03), os agentes de reciclagem de Lagoa Dourada se reuniram com a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil para participarem de uma capacitação sobre Gestão em Meio Ambiente ministrada por Ronaldo Nogueira, especialista em engenharia ambiental. A capacitação, realizada no Auditório Paulo Freire, às 13h30, marcou o primeiro encontro, dos muitos encontros previstos, com os agentes para tratar dos assuntos referentes ao projeto de coleta seletiva que será implantado em Lagoa Dourada.

Na capacitação os agentes puderam aprender sobre associações e cooperativas, termos técnicos, segurança no trabalho, entre outras temáticas que , segundo o especialista, são fundamentais o conhecimento: “A proposta do que foi apresentado foi, em síntese, esclarecer a questão da reciclagem. Muitas vezes a gente realiza reutilização e reaproveitamento e confunde com a definição de reciclagem e isso compromete as ações. A falta do entendimento ou entendimento inadequado comprometem a ação e o que eu pude sentir é que essa parte ficou esclarecida pelas pessoas. No primeiro encontro foi isso, na próxima apresentação a gente vai adentrar um pouco em aspectos mais técnicos para o pessoal mais direcionado”.

Também na capacitação foram abordados os temas saúde e integridade física dos catadores. Para Valdir Ferreira de Oliveira, que trabalha diretamente no lixão onde são depositados os rejeitos do município, foi importante ouvir o palestrante: “Com certeza é bom saber mais sobre os nossos direitos, porque nós trabalhamos lá de modo “avulso”, sem um salário fixo e correndo risco com o mau equipamento”. Para o palestrante Roberto, praticar a responsabilidade ambiental diz respeito também a cuidar da vida: “Em todas essas ações realizadas se nós não preservarmos a vida, a saúde e a integridade física dos agentes nós não estaremos praticando a questão de responsabilidade ambiental e de sustentabilidade”.

O secretário de agricultura e meio ambiente, Antônio Barreto, se mostrou empolgado com o novo projeto: “A Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, mais especificamente do Departamento de Meio Ambiente que compõe essa Secretaria, está realmente envidando esforços no sentido de se criar um novo tratamento para o lixo, um novo conceito de manuseio dos resíduos, para que cada etapa daquilo que nós denominamos genericamente como lixo tenha a sua destinação correta. É um trabalho de longo prazo, de mudança de conscientização dos nossos habitantes, mas temos certeza que vamos conseguir mais rápido do que consigamos imaginar”.

http://lagoadourada.mg.gov.br


Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Lagoa Dourada
Endereço: Rua Dr. Abeilard Pereira, nº 299 Cep: 36.345-000 - Cidade: Lagoa Dourada / MG
Tel.: (32) 3363-1122 - Email: gabinete@lagoadourada.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: