Menu Lateral
 
Lagoa Dourada, 29 de Maio de 2017 :: 13 visitantes online.

 

Lagoa Dourada

Lagoa Dourada é uma típica cidade mineira, com suas delícias culinárias, suas tradicionais igrejas e um povo hospitaleiro. Está localizada no planalto oriental brasileiro, na atual região dos Campos das Vertentes, que era parte do antigo Sertão dos Cataguases. A cidade ficou nacionalmente conhecida pelo seu rocambole, um tipo de pão de ló recheado com doce, por ser o berço do Jumento Pêga e por fazer parte da Estrada Real. Além disso, vem se destacando também na indústria moveleira, na produção de móveis de madeira de demolição, possuindo, inclusive, nove fábricas de móveis. 

 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário | Foto: Nayana Carvalho 

 

Capela do Senhor Bom Jesus | Foto: Nayana Carvalho 

 

Matriz de Santo Antônio | Foto: Nayana Carvalho

 

Bem no centro de Lagoa Dourada, abaixo da histórica igreja do Bom Jesus e da Matriz de Santo Antônio, e próximo às típicas padarias de rocambole, está  a Praça das Vertentes. A praça foi idealizada para marcar uma particularidade da cidade e também um fenômeno único do Brasil: o divisor de águas de duas grandes bacias, dos rios São Francisco e Paraná, dentro de um perímetro urbano. Localiza-se no ponto da rua onde acontece essa divisão das águas. Assim, as águas que correm para o lado esquerdo da praça seguem para o Rio Paraopeba, que é afluente do Rio São Francisco e deságuam no nordeste do Brasil, na cidade de Piaçabuçu, localizada na divisa de Sergipe com Alagoas. Já as águas que correm para o lado direito seguem outro caminho: vão para o Rio Carandaí, que deságua no Rio das Mortes, em seguida no Rio Grande e depois no Rio Paraná e por fim vão ao encontro do oceano Atlântico, na Bacia do Prata, na divisa do Uruguai com a Argentina.

 

Praça das Vertentes | Foto: Nayana Carvalho 

 

Vista da cidade | Foto: Nayana Carvalho 

Com aproximadamente 12 mil habitantes, é o município com maior pecuária leiteira da região do Campos das Vertentes, além de importante produtor de hortigranjeiros. Recentemente, duas "descobertas" em Lagoa Dourada vem chamando atenção: O Fortim do Córrego da Figueira, um conjunto de ruínas  associados a Guerra dos Emboabas e o Mestre de Lagoa Dourada, um artista desconhecido, antecessor de Aleijadinho, que deixou um grande números de imagens, em cedro e com características únicas, na Igreja do Bom Jesus. 

 

Pôr do sol em Lagoa Dourada | Foto: Nayana Carvalho


 

Mais Notícias

(c) 2017 - Prefeitura Municipal de Lagoa Dourada
Endereço: Rua Dr. Abeilard Pereira, nº 299 Cep: 36.345-000 - Cidade: Lagoa Dourada / MG
Tel.: (32) 3363-1122 - Email: gabinete@lagoadourada.mg.gov.br

Versão: 2017.04.10
Alternar para Versão Mobile
Desenvolvido por: